domingo, 19 de setembro de 2010

Quem é o Psicanalista

É o profissional clínico que aplica os princípios, os postulados, as técnicas e os métodos da Psicanálise no tratamento ou na prevenção de distúrbios psíquicos de natureza inconsciente, tais como: inadaptações, timidez, impulsividade, sentimento de culpa, desgosto obsedante, escrúpulo excessivo, distrações desagradáveis, dúvidas persistentes, abulias, fobias, obsessões, neurastenias, neuroses de fracasso, perturbações sexuais, doenças psicossomáticas (aquelas doenças orgânicas que incoscientemente produzimos em nosso corpo), etc 

4 comentários:

  1. Muitíssimo interessante e ao mesmo tempo complicado. Mas gostaria de saber se realmente é possível tratar as neuroses apenas com "conversas", e se tem outros métodos e quais são.

    ResponderExcluir
  2. “Recomençando”, primeiramente gostaria de lhe dizer que não são “apenas ‘conversas’”, o profissonal utiliza técnicas e métodos da Psicanálise para que, atravez do que o analisando venha a lhe transmitir, as intervenções sejam feitas e o analista conduz o analizando a superar suas neuroses. As “conversas” servirão para que se detecte qual (ou quais) o elo perdido na formação da estrutura psíquica do analisando e assim possa haver uma reestrutura da pessoa.
    Existem sim outros métodos, mas acredito que a Psicanálise Teocêntrica é a mais eficaz porque alia aspectos científicos com o conhecimento da Palavra de Deus, levando o homem a se harmonizar com seu Criador.
    Infelizmente não estarei citando outros métodos porque não tenho profundo conhecimento sobre a maioria deles e dos que conheço não recomendaria.

    ResponderExcluir
  3. Hum... Muito obrigada por esclarecer minhas dúvidas. Mas tem mais uma: depois de detectar o problema da pessoa, em algum caso é recomendado remédios laboratoriais? Como é feito a "reestrutura da pessoa? Tem como detalhar?
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Recomeçando,

    Normalmente, os casos que necessitam de medicamentos não são neuroses e sim psicoses. As neuroses são doenças na mente, enquanto que as psicoses são doenças da mente. Comparando nosso aparelho psíquico com um computador, podemos dizer que a parte física (cérebro) é o hardware e a mente (abstrata) é o softwere. É como se a neurose fosse uma falha no softwere (programa), aí vem o técnico formata, tira os vírus e volta o funcionamento normal.E a psicose é como se o hardware(parte física do computador) estivesse quebrado, só trocando a peça. Como não se troca de cérebro, aí é necessário medicamentos.

    Essa parte de medicamentos é exclusiva da medicina psiquiátrica. É recomendado para alguém que já nasceu com problema (defeito de fábrica) ou que por acidente, lesionou o córtex cerebral (pode ser também por falta ou excesso de algum hormônio).

    A maioria das pessoas que necessitam de medicamentos, precisam da psicoterapia também para que sua conduta seja ajustada, mas quero lhe lembrar que toda vez que o profissinal da Psicanálise detecta que o analisando necessita de tais tratamentos, ele recomenda que se procure um Médico Psiquiatra.

    Quanto a reestrutura da personalidade, ela é feita a medida que a psicoterapia vai avançando. O profissional da Psicanálise vai conduzindo o analisando a perceber os elos que foram perdidos e o próprio analisando, com auxílio do Psicanalista vai religando tais elos. Quanto maior o número de elos perdidos, maior o tempo do tratamento.

    Esses momentos de cura da neurose Freud chamou de insight, quando é possível ver (e viver) o problema e se libertar dele.

    Para finalizar, a Psicanálise Teocêntrica, leva o analisando a religar o último elo perdido: Deus.

    Obrigado por contribuir com esse blog e um forte abraço!

    ResponderExcluir